Programação musical do Corredor Cultural vai de dança latina a noite roqueira

Vale a pena acordar mais cedo no dia 16 de setembro, domingo, para conferir o movimento no bairro boêmio que abriga a Reitoria e vários equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará. Está de volta o Corredor Cultural Benfica, uma das iniciativas recentes de ocupação da cidade mais abraçadas pela comunidade acadêmica da UFC e pela população de Fortaleza. A programação inclui shows musicais, teatro, dança, atrações infantis, sessões de cinema, oficinas, feirinhas, visitas guiadas e prestação de serviços.

Como no ano passado, a Avenida da Universidade será fechada para o trânsito de veículos entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Av. 13 de Maio, com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) monitorando e orientando o fluxo no bairro. A programação começará às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que estará passando pelo local.

Quem estiver disposto a se mexer já poderá, logo às 8h, participar do aulão de zumba ministrado pelo professor Marco Aurélio, instrutor certificado da modalidade de dança latina. Não há restrição de idade para participar, sendo a atividade aberta a todas as faixas etárias com boa condição física.

Às 8h45min, o palco montado na Av. da Universidade será ocupado pela música instrumental e receberá a Camerata de Violões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sob regência do Prof. Eddy Lincoln, do curso de Música da instituição.

Às 9h30min, será a vez do Coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA) antecipar ao público presente ao Corredor Cultural um pouco do repertório que está sendo preparado para o espetáculo “Fé”, com estreia prevista ainda para este ano. As canções escolhidas têm como mote a expressão popular por meio da religiosidade de diferentes matrizes. A setlist inclui faixas consagradas como “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “Milagres do povo”, de Caetano Veloso, assim como cantos da oralidade tradicional de diversas crenças.

A atração seguinte será dedicada às cordas e aos mais brasileiros dos ritmos: o choro e o samba. O projeto Nosso Samba apresenta performance instrumental de compositores clássicos dos dois estilos musicais, como Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e Cartola.

Fechando a programação da manhã no palco da Av. da Universidade, às 12h30min, ocorre a apresentação do Maracatu Rei Zumbi, agremiação sediada na Rua José Sombra, no limite entre os bairros do Benfica e do Otávio Bomfim. O grupo já é conhecido de quem acompanha os desfiles do Carnaval de Fortaleza na Av. Domingos Olímpio e animará o público com a percussão e a africanidade típicas dessa manifestação cultural.

Programação noturna

É bom beber água e descansar, já que, após um domingo cheio de atividades, a música inunda a Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) a partir do final da tarde. Às 17h50min, abrem as atrações noturnas a Big Band Jazz A7, o Coral da UFC e a Orquestra Sonial, projetos dedicados à prática artístico-musical e vinculados aos cursos de Música do IFCE e da UFC, respectivamente. A seguir, é hora de matar a saudade dos bailes “das antigas”, com o grupo New Funk. De formação masculina, o grupo reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 25 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos 80 e 90.

O rock pede passagem a partir das 18h40min, com show da banda Renegados. Na estrada desde 1993, o grupo bebe na fonte do blues, da world music e do rock clássico das décadas de 50 a 70, fazendo uma viagem musical pela contribuição de artistas e bandas como Carlos Santana, Cream, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e The Doors. Tudo isso com um toque de nordestinidade conferido por ícones brasileiros como Raul Seixas e Luiz Gonzaga.

No Corredor Cultural, apresentam repertório que mescla faixas do disco autoral “Para se sentir vivo”, com letras de conteúdo social, poético e político, e obras dos músicos consagrados que os inspiraram. Sempre presente na cena roqueira local, a Renegados apresentou-se em eventos como Canoa Blues, Ceará Music, Feira da Música, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival Vida & Arte e Festival UFC de Cultura.

A atração que fecha a primeira edição vai satisfazer a fiel comunidade beatlemaníaca de Fortaleza. Às 20h, a Concha Acústica recebe show da banda Rubber Soul Beatles (SP). Formada pelos músicos João Rodrigo (John Lennon), Maurício Gomes (Paul McCartney), Tico Giacomini (Ringo Starr) e Gustavo Gazana (George Harrison) e acumulando 12 anos de história, a banda – cover oficial reconhecido internacionalmente – proporciona aos fãs do legado dos Beatles uma verdadeira viagem no tempo e recria em som, imagem, figurino e instrumentos diversas fases da carreira da banda homenageada.

Pela primeira vez na capital cearense, os músicos já foram destaque em festivais nacionais e internacionais dedicados ao quarteto inglês, como a BH Beatleweek, realizada em Belo Horizonte (MG), e o Abbey Road at the River, realizado em Jeffersonville, Indiana (Estados Unidos). “Já estamos confirmados na próxima edição do Beatleweek Festival, que acontecerá em Liverpool, cidade natal dos Fab Four”, adianta Gustavo Gazana, guitarrista do grupo cover, acrescentando que o público pode esperar sucessos como “She loves you”, “Help”, “Twist and shout”, “Hey Jude” e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Ainda no sábado

Vivo como de costume, o bairro do Benfica já estará fervilhando na noite que antecede a primeira edição do Corredor Cultural. Parceira do evento, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) promoverá no sábado (15), na Praça da Gentilândia, o projeto Bom de Fortaleza, que realiza atividades culturais em praças das sete regionais da cidade. Com início a partir das 17h, a programação inclui o tambor de crioula Filhos de Mãe Maria – Devotos de São Benedito, a cantora Alice Joyce, o trabalho solo da cantora e compositora Luh Lívia (da banda Mafalda Morfina) e a banda Salt, com show cover de Raul Seixas.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço

Corredor Cultural Benfica – 1ª Edição

16 de setembro, das 7h às 21h

Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)

Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *