Oficinas de bordado, isogravura e arte naïf serão ofertadas na reestreia do Corredor Benfica

A proposta formativa das edições anteriores continua sendo um dos compromissos do Corredor Cultural Benfica em sua reestreia, prevista para dia 16 de setembro. Serão ofertadas três oficinas neste domingo: “Bordado Livre”, “Isogravura e Colagem” e “Arte Naïf”. A primeira será realizada às 9h no estacionamento da Rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910 – Benfica) e é aberta a interessados na arte do bordado, independente do grau de conhecimento técnico.

10As duas outras oficinas são ofertadas por equipes do Memorial da UFC e do Museu de Arte da UFC – MAUC nas dependências deste equipamento (Avenida da Universidade, 2854 – Benfica). A de “Isogravura e Colagem” dedica-se à técnica que consiste na obtenção de xilogravuras com matrizes de isopor no lugar das tradicionais de madeira. Também se baseia nos princípios de claro/escuro e no relevo das peças para obtenção das imagens.

Já a de “Arte Naïf” concentra-se no estilo de pintura derivado do termo francês “naïve”, que significa inocente ou ingênuo. Refere-se a pinturas de expressão tipicamente regional, distante dos cânones acadêmicos da arte. Em geral, traz representações figurativas que não seguem proporções anatômicas, com intenso uso de cores e com a marca ímpar de cada artista. Além do momento de criação artística, os participantes da oficina conhecerão artistas cearenses que se enquadram no estilo e possuem obras no acervo permanente do MAUC.

Todas as oficinas são gratuitas e terão as vagas disponíveis preenchidas pelos interessados por ordem de chegada, bastando comparecer pouco antes da realização no local e horário previsto. Não é necessário levar nenhum material, já que os recursos serão fornecidos pela produção do evento.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), com agradecimento à Enel; apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Secretaria Executiva Regional IV; e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *