Memória da Universidade entra na programação em visita guiada e exposição

Desde que foi criada, há quase 62 anos, a UFC é parte do cotidiano de quem mora ou transita pelo Benfica. No coração do bairro não só está localizada a sede administrativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), como também muitos de seus cursos e equipamentos culturais. Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade cearense da trajetória da Instituição, o Memorial da UFC promove duas atividades de apreciação durante a programação do Corredor Cultural do Benfica.

No dia 24 de setembro, domingo, o público está convidado a participar de uma visita guiada à Reitoria. Com concentração nos jardins do prédio, às 9h30min, a atividade inclui uma verdadeira aula sobre a história da UFC e a observação espacial de sua sede. De metodologia interativa, a dinâmica é aberta ao público.

Durante toda a manhã, a exposição comemorativa “UFC 60 Anos” deixará o interior da Reitoria e ganhará a rua, sendo montada em painéis na Avenida da Universidade. Com uma proposta de linha do tempo imagética, a mostra apresenta 106 fotografias e ilustrações que eternizaram momentos da história da UFC e traz registros de suas unidades acadêmicas iniciais; solenidades de colação de grau; manifestações artísticas, políticas e culturais; visitantes ilustres e “cliques” antigos de ambientes seus como teatro, imprensa e rádio.

O projeto Corredor Cultural do Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: corredorbenfica@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *