Corredor Cultural traz espaço de redução de danos, posto de reciclagem e diversos serviços para o cidadão

O público presente à terceira edição do Corredor Cultural Benfica, marcado para os dias 11 e 12 de novembro, terá acesso novamente a um amplo portfólio de serviços. Na noite de sábado (11), na lateral da Concha Acústica da Reitoria da UFC (Av. Da Universidade, 2853 – Benfica), será montado um espaço de redução de danos da Rede Cuca, com distribuição de preservativos e de material informativo sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), além da realização de teste rápido para detecção do vírus HIV e de outras IST’s como hepatites e sífilis.

Já no domingo (12), das 8h às 12h, o posto de atendimento da Ciclofaixa de Lazer estará mais uma vez à disposição do público, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de mudas. Também haverá equipes realizando emissão de Bilhete Único, cadastramento nos sistemas municipais de transporte compartilhado e solicitação de vagas especiais de estacionamento (idosos e deficientes). Os atendimentos serão realizados por equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Sustentabilidade

Uma novidade desta edição é a presença de um coletor de resíduos temporário do projeto Ecoenel. A iniciativa da Enel, patrocinadora do evento, conta com sete pontos de coleta em sete bairros da cidade (Bairro de Fátima, Barra do Ceará, Jacarecanga, Pici, Pirambu, Presidente Kennedy e Rodolfo Teófilo), onde a população pode fazer o descarte correto de produtos recicláveis e trocá-los por descontos na conta de energia elétrica. No Corredor Cultural Benfica, o público poderá doar garrafas de vidro e de plástico PET, além de latinhas de alumínio, que serão revertidas em bônus para uma instituição sem fins lucrativos sediada no bairro. Haverá ainda a presença de monitores para explicar o funcionamento do aplicativo Ecoenel (disponível para Android e iOS) e sensibilizar a população para a importância da coleta seletiva.

O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa de José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: corredorbenfica@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *