Auditório da Reitoria recebe mostra retrospectiva do Dia Internacional da Animação

O Auditório da Reitoria receberá no domingo (24), das 10h às 12h, uma mostra audiovisual com as produções cearenses selecionadas para a última edição do Dia Internacional da Animação, data comemorada em outubro em mais de 30 países. Com curadoria da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), serão exibidos 17 curtas-metragens de animação assinados por realizadores locais que integraram a mostra oficial do evento no ano passado. O acesso é livre até a lotação da capacidade do auditório.

A programação inclui os trabalhos “Até Quando, Luciano?”, de  Jonathan Alpoim e Rafael Neves; “Vida’, de Levi Magalhães; “Bio Consume” e “Urso despolar”, de Maxwell Duarte; “Esperança é a última que morde”, de Neil Rezende; “Vida Maria”, de Márcio Ramos; “Guerra dos Bárbaros”, de Júlia Manta; “Odisseia no Sertão”, de Josimário Façanha; “Fátima”, de Jefferson Hamaguchi; “Campo Branco”, de Telmo Carvalho; “Maria da Glóri””, de Diego Akel; “Pangeia”, de Fernanda Meireles; “Esaú, o catador de histórias”, de André Dias; “Na Pele”, de Firmino Holanda; “Enquadrado”, de Leontino Eugênio; “Viração”, de Tiano Saraiva e “Olhos de Lurdes”, de José Rodrigues Neto.

Algumas das obras são aclamadas, como o curta de Firmino Holanda, realizado em super-8 no ano de 1979 e considerado um dos pioneiros no cinema de animação no Ceará. Outras receberam notável reconhecimento em festivais e eventos, caso do curta “Vida Maria”, de Márcio Ramos, que acumula mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Festival Anima Mundi e o Cleveland International Film Festival (EUA).

O projeto Corredor Cultural do Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: corredorbenfica@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *