Atividades esportivas, oficinas, feiras e serviços integram programação do Corredor Cultural

O Corredor Cultural do Benfica promete atrair para sua programação tanto amantes da cultura quanto do esporte. Dentre as atividades da manhã de domingo (24), estão previstos espaços para a prática de ciclismo, futebol, basquete e jogos populares. A Ciclofaixa de Lazer, promovida aos domingos pela Prefeitura de Fortaleza, terá seu trajeto desviado para passar pelo trecho da Avenida da Universidade compreendido entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno. Haverá uma interrupção, contudo, na Avenida 13 de Maio, que seguirá com fluxo normal. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) será responsável pelo fechamento dos trechos e controle do acesso dos ciclistas.

A Rua Paulino Nogueira, perpendicular à Avenida da Universidade, também estará fechada para veículos e consistirá na arena esportiva do evento, com lugar para traves de futebol, redes de basquete e jogos de rua como a tradicional “carimba”. Destinadas exclusivamente ao acesso de pedestres, a rua mencionada e na Avenida da Universidade também estarão abertas à prática de modalidades como patins e skate.

Espaço de formação

No domingo, quatro oficinas serão ofertadas nesta edição de lançamento do Corredor: “Brincando de Fazer Notícia – Jornalismo e Cidadania”, “Confecção de Flipbook”, “Grafitti” e “Artesanato em Nó”. Todas começam às 9h e serão ofertadas no Departamento de Arquitetura (Av. da Universidade, 2890 – Benfica) e nos jardins da Reitoria. As inscrições serão realizadas no horário e local das formações, até o preenchimento das vagas disponíveis.

Novos e usados

De vocação acadêmica e artística, o Benfica é famoso pelos seus sebos, livrarias e ateliês. Para manter viva essa tradição, o Corredor Cultural promoverá feiras de livros e discos (com participação das Edições UFC e da Livraria Lamarca), de antiguidades e de economia criativa, esta última reunindo artistas e artesãos locais. Na manhã de domingo, as atividades comerciais serão distribuídas entre os corredores da Reitoria e estandes montados na Avenida da Universidade. Na hora da fome, o público encontrará no estacionamento do Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica) uma praça de alimentação com o melhor da gastronomia do bairro, entre lanches e comida regional, baiana e vegana.

Serviços para o cidadão

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, uma das apoiadoras institucionais do evento, disponibilizará domingo (24), na estrutura do Corredor Cultural do Benfica, um posto de atendimento para a Ciclofaixa de Lazer com distribuição de mudas e duas ações de seu catálogo de serviços: cadastramento para emissão do Bilhete Único e credenciamento de idosos para uso de vagas especiais de estacionamento. Os documentos necessários para ter acesso a esses serviços no dia do evento estão disponíveis, respectivamente, nos links http://goo.gl/hZgA3H e http://goo.gl/cnvyav. Em paralelo, profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde aferirão glicemia e pressão arterial da população.

O projeto Corredor Cultural do Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude); é parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte, da Rede Cuca e do Shopping Benfica; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.

Fonte: Comissão Organizadora do Corredor Cultural do Benfica – fones: 85 3276 2525 e 99698 6665 / e-mail: corredorbenfica@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *